quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dendríticas, ou células para os amigos

Também vi a reportagem da TVI acerca dos tratamentos com células dendríticas. Já conhecia o conceito e uma amiga minha Enfermeira vai agora para a Alemanha trabalhar exactamente numa clínica dessas onde esteve no verão de 2012 a acompanhar uma Sra. que infelizmente acabou por falecer pouco depois. Fiquei com uma sensação má depois de ver a reportagem, aquela que temos quando vemos publicidade que sabemos que é um bocado enganosa. Acho que conseguiram esclarecer em que consiste o tratamento e as vantagens que pode ter mas não é, nem será para nenhum dos doentes apesar de ser um tratamento completamente individualizado, a certeza de um milagre. Acho que esta parte foi bastante à moda da TVI e a Sra. alemã também deu a sua mãozinha. É uma área promissora, obviamente, mas do que sei e do que a minha amiga que já viveu de perto comentou, aposta muito mais na qualidade de vida e em prolongá-la do que na cura que deixaram nas entrelinhas. Até porque muitos dos doentes que chegam a estes tratamentos estão já no final das suas opções. Tenho a esperança que mais dia menos dia isto consiga chegar facilmente a todos os que precisam, como a quimio e a radio. Também é destas esperanças que me alimento. Espero é que as pessoas tenham ficado esclarecidas e não iludidas. 

4 comentários:

  1. Hum... não vi essa reportagem....

    ResponderEliminar
  2. Temos de nos agarrar às pequenas esperanças.

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei um bocado na dúvida quando vi a reportagem, mas depois de ler este post http://horas-perdidas.blogspot.fr/2013/06/rapidinha-imunoterapia-de-cancro-com.html , pronto, fiquei esclarecida.
    E agora depois de ler o teu, ainda mais convencida estou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tb li dp! eu acho que muita gente ainda não sabia disto e foi óptimo mas espero que tenham entendido o verdadeiro sentido da coisa! porque a reportagem foi bastante à moda da TVI

      Eliminar